O Condor e seu fundador

O Condor e seu fundador

O Condor e seu fundador

A história do Condor e do seu fundador e presidente, Pedro Joanir Zonta, é inspiradora. Em 1974, com apenas 23 anos, ele abriu as portas de um pequeno mercado em Curitiba, no bairro Pinheirinho, com 110 metros quadrados e cinco funcionários. Dois anos depois, a loja já ocupava um imóvel muito maior e novos desafios começaram a aparecer, com Zonta superando cada um deles.

O tempo passou e o pequeno mercado virou rede. As lojas aumentaram até virarem super e hipermercados, espalhados por 17 cidades do Paraná e 3 de Santa Catarina. Seu crescimento trouxe oportunidades para muitas pessoas que hoje fazem parte de um time de mais de 13 mil colaboradores, em 56 lojas da rede, no Centro de Distribuição (CD) e nos 19 postos de gasolina.

Ao longo da sua trajetória, Zonta recebeu inúmeros prêmios e homenagens por sua atuação como empresário, líder, personalidade e cidadão, entre eles: Vulto Emérito de Curitiba – 2003; Colar Grã-Cruz Sete de Setembro – 2004, Cidadão Honorário de Ponta Grossa – 2004; Comendador do Comércio – Comenda Barão do Serro Azul, concedida pela Câmara de Dirigentes Lojistas – 2004; Cidadão Benemérito do Estado do Paraná – 2005; Cidadão Honorário da Lapa – 2006; Cidadão Honorário de Paranaguá ­– 2006; Prêmio Fecomércio Guerreiro do Comércio – 2006; Comenda Barão do Serro Azul, concedida pela Associação Comercial do Paraná – 2007; Personalidade AECIC, concedida pela Associação de Empresas da Cidade Industrial de Curitiba – 2010, ocasião em que foi homenageado com a emissão, pelos Correios, de um selo oficial comemorativo.

Em 2013, recebeu o Grau de Grande Oficial da Ordem Estadual do Pinheiro, que consiste na mais alta honraria concedida pelo governo paranaense a personalidades que fizeram a diferença e contribuíram para o crescimento econômico-social do estado. Em 2014, foi reconhecido como Personalidade do Ano ADVB-PR e, em 2015, foi agraciado com o prêmio Personalità Affari 2015, na categoria Mérito Empresarial, concedido pela Câmara Ítalo-brasileira de Comércio e Indústria do Paraná (Italocam).

Já no ano de 2016, Zonta recebeu a comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, na 11.ª edição do troféu Guerreiro do Comércio, organizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). Nos 69 anos de existência da honraria, esta comenda foi entregue a apenas 16 personalidades, além das concedidas nesse mesmo ano.

Em 2018, Joanir Zonta foi homenageado pela sua trajetória de sucesso no 24.º Desfile Cívico-militar do Pinheirinho, que abordou o tema “Empreendedorismo Social: transformando vidas”.

Ainda em 2018, recebeu o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais, em reconhecimento ao seu empreendedorismo e à contribuição dada à sociedade são-joseense com a geração de empregos, renda e impostos para o município. Também recebeu do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a Comenda da Ordem Oficial da Luz dos Pinhais de Curitiba, em reconhecimento à contribuição para o engrandecimento da cidade e o bem-estar dos seus cidadãos.

Outro destaque, no ano de 2018, foi o Diploma de Amigo da Polícia Militar do Paraná, que recebeu do 12.º Batalhão de Polícia Militar, pertencente ao 1.º Comando Regional da PM, durante a solenidade que comemorou o 144.º aniversário de nascimento do patrono da unidade, coronel Gualberto de Sá Filho.

Em 2019, recebeu o Título de Cidadão Honorário da Cidade de Mafra, em Santa Catarina. Uma homenagem que é concedida a todos que contribuem para o desenvolvimento da região.

Em 2020, recebeu o Título de Colaborador Emérito do Exército, pela 5.ª Divisão de Exército, em reconhecimento pelos trabalhos realizados em prol da sociedade, e a Medalha do Mérito da Casa MilitarCoronel PM Euclides Silveira do Vale, por seu trabalho como empresário e pela relevância dos seus serviços prestados à Casa Militar do Estado do Paraná.

Dono de uma humildade e de um carisma inigualáveis, Joanir Zonta tem uma história de vida fascinante e inspiradora para todos. Um exemplo de empreendedorismo e determinação que foi retratado em dois livros, ambos disponíveis para download:

 

 

  • Na Intimidade do Sucesso, de Ricardo Hubner, lançado em 2010 e que relata os 35 anos da Rede Condor e a trajetória do seu fundador, Pedro Joanir Zonta. Clique aqui e faça o download livro.

 

 

  • Um Paranaense, de Nilson Monteiro, lançado em 2015 e que conta a história de um dos maiores empreendedores paranaenses e como ele e sua empresa tornaram-se um só. Clique aqui e faça o download livro.